Eventos

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

TEXTO MINUTO PARA REFLEXÃO Nº 01 - por Romilson Marques Cabral

CENTRO DE AUTO-EDUCAÇÃO VITALÍCIA – PE

RESTAURANTES: CÉU E TERRA E NOSSA CASA

TEXTO MINUTO PARA REFLEXÃO N0 01





O texto minuto tem a finalidade de propiciar a mastigação sentimental antes da mastigação física do alimento. O objetivo dos textos é levar aos freqüentadores dos restaurantes mencionados, um pouco de informação daquilo que se constitui a essência que orienta a elaboração dos alimentos diários ofertados nesses ambientes.

Espera-se que contribuam para que os comensais possam se relacionar sentimentalmente com os alimentos a serem consumidos. Significa dizer que objetiva ampliar a compreensão da função alimentar para além das convenções do emagrecer ou simplesmente ingerir algo pretensamente mais puro.

Texto 01: os alimentos são integrais, isto é, são selecionados e elaborados buscando manter ao máximo as suas partes constituintes, de forma que os consumidores possam absorver matéria prima mais adequada às exigências energéticas do corpo e da mente. Busca-se preservar, cascas, fibras, sementes e raízes. Aproveitam-se as partes que normalmente se descarta, tais como: folhas de cenoura e caldos de verduras e legumes.

Além das questões relacionadas à absorção física dos alimentos desintegrados e refinados, há outras conseqüências não imediatamente perceptíveis, tais como o desenvolvimento de uma visão parcial da realidade. Normalmente as pessoas não tem  uma percepção mais integralizada da realidade. As partes constituem um todo indivisível. Não há paz sem guerra, excitação sem depressão, frio sem calor assim por diante. Normalmente busca-se o lado mais agradável aos sentidos, o lado mais aparente, desconhecendo que há uma parte desagradável também e que  parte maior e principal da realidade está oculta.
Recomenda-se ao chegar nesses restaurantes, perceber os processos ocultos de preparação dos alimentos. O planejamento, que considera, por exemplo, o clima do dia, o lado social ( nas segundas feiras as pessoas normalmente estão com menos energia pelo consumismo desenfreado do final de semana), entre outros aspectos. A elaboração do alimento contempla a forma de cortar, de lavar, tempo de cozimento, uso do fogo e da pressão, manipulação dos instrumentos de apoio, uso moderado de óleos e sal. E o  principal, o emprego positivo da emoção por parte de quem elabora o alimento na possibilidade de incorporar energias mais sutis.
Um alimento preparado com sensibilidade é capaz de transformar a condição de quem o consome. Por sua vez, quem o recebe deve estar com o coração aberto para que as energias ali contidas sejam bem aproveitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário